segunda-feira, 1 de junho de 2009

Dicionários Incomuns II...


ARANHA

PRESSÁGIOS DIVERSOS • «De manhã, a aranha traz má hora; ao meio-dia, traz valia; a qualquer momento, traz presente; à noite, traz esperança». O adágio não impede, mesmo chegada a noite, que sintamos uma impressão desagradável quando vemos uma aranha galopar pelos azulejos brancos da casa de banho. Na Idade Média, porém, era muito apre­ciada a presença doméstica deste animal, auxiliar eficaz na eliminação dos insectos.


A ARANHA TECE • Quando vemos uma aranha, devemos observar bem em que sentido se desloca antes de nos precipitarmos em busca de uma vassoura. É verdade que o presságio geral é desfavorável, pois indica que alguém está a urdir uma conspiração contra nós (simbolicamente, tecer uma teia na qual nos quer enredar). Mas também nos pode informar sobre os nossos próximos sucessos financeiros. Acontece o mesmo se, suspensa da teia por cima da nossa cabeça, a aranha desce até nós ou trepa pelo nosso corpo.
JESUS E MAOMÉ ESCONDIDOS POR DETRÁS DA TEIA • Consta que foi uma teia de aranha que permitiu esconder o menino Jesus dos soldados de Herodes, encarregados de suprimir todos os recém-nascidos — pretendendo Herodes livrar-se de um potencial «rival»... mas, unicamente na lenda cristã, pois a Bíblia não refere tal pormenor. Um relato muçulmano conta, do mesmo modo, que Maomé foi salvo por uma teia de aranha; tecida providencialmente à entrada da caverna onde se refugiara, esta teia convenceu os perseguidores do profeta de que ninguém ali entrava há muito tempo.
QUE O NAMORADO ANDA A MAQUINAR • As jovens americanas não apreciam mesmo nada descobrir uma teia de aranha ao canto da porta de entrada de casa, pois isso significa que o seu boyfriend anda a tentar seduzir outra rapariga.
CONTRA AS DOENÇAS • Outrora, era muito frequente misturar uma aranha seca e triturada, ou simplesmente esmagada, às diversas drogas utilizadas para tratar do paludismo, da coqueluche e da asma. A teia também podia servir para fabricar compressas destinadas a estancar hemorragias.
COMO AMULETO • Um punhado de aranhas vivas, penduradas ao pescoço num pequeno saco, atraem acontecimentos favoráveis.
pp.28-29


GATO
“Não há homem que tanto odeie no mundo
Os gatos como eu de um ódio profundo.
Odeio os olhos, o focinho e o olhar.
Vendo-os, fujo para outro lugar (...)”

RONSARD


UM ANIMAL OUTRORA VENERADO • O gato encontra-se na convergência de crenças por vezes contraditórias, à imagem, dir-se-ia, do carácter muitas vezes volúvel do animal. Os Egípcios veneravam-no e atribuíam-lhe sete vidas. Parece ter sido o cristianismo quem se empenhou em inverter a representação, desejoso de apagar as marcas das religiões politeístas tradicionais nos tempos em que as combatia.
GATO PRETO • Este gato, de uma cor que evoca a escuridão e inspira circunspecção sofre de duas «taras» conjuntas que lhe valeram muitas perseguições. Na Espanha da Inquisição, suprimiam-se os gatos pretos à nascença, receando a acusação de feitiçaria; e, na França de Henrique IV, era costume queimar os gatos desta cor, na Praça de Grève, durante festas de S. João, numa enorme fogueira. Ainda hoje há pessoas que temem encontrar um gato preto; mas, no nosso tempo já não se assiste a essa prática bárbara de esconjuro que consistia em mergulhar o pobre animal em água a ferver. Notemos ainda que, de um modo geral, com o tempo, o gato preto passou a gozar de muito melhor reputação. Diz-se mesmo que atrai dinheiro e sorte e evita os incêndios nas casas que o acolhem. Se nos cruzarmos com um gato preto, devemos formular m voto. Um jogador de lotaria deve esfregar uma cautela no pêlo do gato.(…)
um gato que se preocupa com a higiene • Um gato que, com a pata, limpa o focinho com particular insistência, anuncia uma visita inesperada. Este gesto fornece ainda informações meteorológicas, predizendo chuva — ou tempestade, para os marinheiros — se a pata passar por detrás da orelha. Também devemos contar com precipitação se o gato lamber a cauda.
O GATO E OS ESPÍRITOS • O olhar fascinante do gato, a sua notável acuidade, inspiraram a ideia de que era capaz de ver coisas decorrentes da extra-lucidez, como os fantasmas e espíritos, com os quais, segundo consta, é capaz de manter uma certa familiaridade. Quando alguém acabava de morrer, punha-se um gato na câmara mortuária, a fim de que o animal «verificasse» se a alma se tinha verdadeiramente desprendido do corpo.
GATO QUE ESPIRRA • O espirro de um gato doméstico constitui um sinal benéfico; mas três espirros consecutivos indicam uma ameaça de gripe para toda a família. No campo, um espirro anuncia chuva.
pp.137-138



PORCO
MAU AUGÚRIO • Encontrar um porco numa esquina é um presságio nefasto; inversamente, devemos regozijar-nos quando se trata de uma porca acompanhada da sua prole.
A GAMELA DO PORCO • faz muito bem às dores de garganta e à papeira (basta esfregar a garganta no rebordo desta pia). O torcicolo também desaparece, utilizando o mesmo método, desde que reste um pouco de leite no fundo da gamela.
p.226 (Texto adaptado)


TREVO
O TREVO DE QUATRO FOLHAS • Talvez seja o mais comum dos amuletos. Podemos contar com um benefício por folha: fama, riqueza, amor, prosperidade. Para que o seu efeito seja real, deve ser colhido na primeira noite de lua nova. (…)
p. 258

Laurioz, Hubert - Dicionário de Supersições.
Lisboa: Círculo de Leitores, 1999, pp.28-29,137-138,226,258.

Sem comentários:

Enviar um comentário