segunda-feira, 1 de junho de 2009

Dicionários incomuns I...





ORQUÍDEA



Esta bela planta possui raízes formadas por dois tubérculos simétricos. Acharam os gregos, que lhe deram o nome, que esses tubérculos se assemelhavam aos testículos dos animais e, por isso, lhe chamaram orkhis (testículos).
p. 185



ROSÁRIO


A palavra tem como tema, facilmente evidente, o nome da flor, «rosa» (como, por exemplo, em «romaria, romeu, romagem, romeiro, etc., o elemento principal é a cidade santa a que os peregrinos se dirigiam). As rosas de «rosário» são, digamos, «reais» — chamou-se à Virgem Maria «rosa mística» e na Idade Média as suas imagens surgiram com uma coroa de rosas. A «coroa» de preces recebeu por isso o nome de rosário (do latim rosarium, lugar onde se plantam rosas), devoção que só surgiu na religião católica no início do século XIII.
p.209

TERTÚLIA
Tertúlia deriva do costume que se introduziu em Espanha, no tempo de Filipe IV, de se reunir a gente ilustrada da corte para ler, estudar e discutir as obras de Tertuliano.
Tão exagerada era a paixão por este célebre escritor chamado Quinto Septímio Florente Tertuliano, nascido em Cartago no ano de 160 a. C. e falecido em 222, que os sacerdotes se acreditavam só pelo facto de o citarem nas reuniões e no púlpito.
Umas vezes chamavam-lhe simplesmente Tertuliano, outras «três vezes Túlio», ou ainda três vezes superior a «Marco Túlio Cícero».Daqui proveio, e breve se expandiu, o costume de se chamar «tertúlias» às sociedades e reuniões de bom tom das casas particulares, nas quais se falava, lia ou comentava as obras de Tertuliano.
pp. 222-223



"Tertúlia Literária", Álvaro Altozano




Neves, Orlando - Dicionário da Origem das Palavras.
Lisboa: Círculo de Leitores,2001, pp. 185, 209, 222-223.

Sem comentários:

Enviar um comentário